A ESTACA DE REFORÇO TIPO “MEGA”, também conhecida por ESTACA DE REAÇÃO, é uma Estaca que possui Elementos segmentados* de Concreto ou de Tubos Metálicos cravados ao solo, através de Macaco Hidráulico propulsionado por uma Bomba Hidráulica. *Segmentos de 50 cm para Concreto e de 60 a 100 cm para Tubos Metálicos). A Estaca de Reação, como o próprio nome diz, utiliza-se do apoio do elemento estrutural de infraestrutura da edificação (Viga Baldrame, Bloco de Ancoragem e outros) para ser cravada ao solo. O Macaco Hidráulico exerce uma força de reação contra estes elementos estruturais de infra, fazendo com que a Estaca vá sendo cravada paulatinamente ao solo, seguindo o princípio da 3ª Lei de Newton (AÇÃO E REAÇÃO).
Esse tipo de Estaca é aplicada em diversas situações. A primeira e principal aplicação é para Reforço de Fundações aonde houve ocorrência de Recalques Diferenciais acarretando fissuras, trincas e até rachaduras em elementos estruturais da superestrutura da edificação.
Numa outra situação, esta Estaca é executada em ampliações verticais de uma edificação, aonde consequentemente haverá sobrecarga na estrutura existente. E numa terceira situação, esta Estaca é executada quando o Responsável Técnico pela Obra acha por bem reforçar a edificação em algum ponto vulnerável da estrutura, trazendo mais conforto e maior segurança a mesma como um todo
Características da ESTACA DE REFORÇO DE FUNDAÇÃO TIPO “MEGA”
As principais características das ESTACAS “MEGA” DE CONCRETO são:
• A Estaca “MEGA” é caracterizada como uma fundação profunda.
• É composto por segmentos de concreto que são cravados justapostos ao solo, com o auxílio de Macaco Hidráulico propulsionado por Bomba Hidráulica , ou seja, não é uma estaca única.
• Os segmentos da Estaca “MEGA” podem ser maciços ou vazados ao centro (FOTO 02 e FOTO 03), e neste último caso, o seu diâmetro é variável, sendo mais comum serem encontrados com diâmetro entre 20 cm e 25 cm. O diâmetro varia de acordo com a carga que precisará ser suportada.
• Em relação aos tipos de materiais, podemos ter segmentos de concreto ou tubos metálicos (FOTO 01 e FOTO 03), e a escolha do material depende do Projeto Estrutural. Na maioria das vezes, utiliza-se de tubos metálicos aonde há esforços horizontais, como em aterros, pois devido à solda entre os segmentos, se torna uma estaca uniestrutural, pois em seu interior é lançado Traço Tecnológico de concreto (FOTO 05).
• Não há um tipo de formato específico dos segmentos, já que eles podem ser circulares, quadrados ou hexagonais, no entanto, o mais comum é o uso de estaca circular.
• Para as dimensões de um segmento em concreto, temos o comprimento de 0,50 m, que é o mais comum; com uma seção circular constante de diâmetro entre 0,20 m a 0,25 m.
• Para as dimensões para uma elemento metálico, temos o comprimento de 0,60 m até 1,00 m, com uma seção circular constante entre 4,0 e 6,5 polegadas, interligadas a partir de roscas ou luvas na união dos segmentos ou até através de cordões de solda.
• A carga de cravação depende do cálculo previsto no projeto estrutural e esse valor deve ser no mínimo 1,5 vezes da carga admissível da estaca.
• Além dos elementos que estão cravados ao solo, temos um bloco de concreto armado, chamado de travesseiro, que fica no coroamento da estaca “MEGA”.
• Quando não há Viga Baldrame (edificações antigas – baldrame em tijolo comum (argila)), utiliza-se de vigas pré fabricadas em concreto num comprimento de 1,00 m, para melhor distribuir a carga admissível de serviço no ponto.