A execução da estaca “MEGA” geralmente é dividida em 6 etapas. Vale ressaltar que a estaca utilizada para a sequência abaixo será do tipo Concreto. Sabendo disso, entender-se-á melhor cada uma das etapas a seguir:
Antes de iniciar a execução, é necessário analisar o local da construção e realizar um mapeamento dos possíveis problemas existentes na edificação. A partir dessas análises, será definido o objetivo do uso da estaca, por exemplo, se será utilizada para correção de manifestações patológicas ou reforço da fundação.
O Projeto Estrutural é necessário, pois apresenta dados das investigações do tipo de solo existente, da carga que a fundação recebe e os locais que foram instalados.
Com esses dados em mãos, é possível observar os locais de instalação da Estaca “MEGA” e o quantitativo de carga que receberá após sua execução.
Além disso, esse cálculo da carga admissível de serviço está relacionado com a escolha do macaco hidráulico, pois é fundamental observar se a capacidade máxima de carga do equipamento é suficiente para cravar os segmentos ao solo.
Finalizada a etapa dos estudos, agora é o momento de iniciar a execução propriamente dita. Sendo assim, é essencial fazer a abertura da vala, com o intuito do Profissional conseguir posicionar o macaco hidráulico e os segmentos da estaca no local especificado.
A abertura permite observar o estado das fundações, e também se há existência de infraestrutura, neste caso, a presença de Viga Baldrame. A ocorrência da Viga Baldrame faz toda diferença para a execução, pois é a partir dela que será feito o esforço de reação do macaco hidráulico para a cravação, utilizando-se do apoio desta tal Viga Baldrame.
Caso a edificação não apresente a Viga Baldrame, uma possível solução é a utilização de uma pequena viga pré fabricada de concreto, que fará a vez desta tal Viga, pois a mesma fica em contato com a alvenaria ou estrutura existente, e assim, distribuindo os esforços solicitantes no ponto de apoio.
A cravação da estaca “MEGA” é realizada de acordo com os conceitos da 3ª Lei de Newton (Ação e Reação), como descrito anteriormente. Sendo assim, posiciona-se o primeiro elemento que será cravado no local especificado pelo Projeto Estrutural. O macaco hidráulico é colocado sobre o elemento (Estaca) e aplicar-se-á uma força contra a Viga Baldrame, e como reação, esta tal Viga aplica a mesma força contra o equipamento, que é a força necessária para cravar paulatinamente o segmento ao solo.
Por isso que a etapa do estudo do Projeto Estrutural é de grande importância, pois caso o macaco hidráulico não aplique carga suficiente para cravar a estaca, torna-se a execução inviável de ser realizada. Quando é alcançado o valor da carga de cravação, é cessada a aplicação da força e finalizada a instalação do primeiro segmento. Todo esse processo continua até atingir a profundidade necessária para estabilizar a fundação no local, equilibrando-se assim, as forças de ação e reação.
O último segmento é cravado ao solo, mas não entra em contato com a Viga Baldrame ou à Viga pré fabricada de concreto, caso seja necessário ser instalada; já que é deixado um espaço entre esses dois elementos estruturais. Nesse espaço, posiciona-se o travesseiro (elemento paralelelíptico), que é um bloco de concreto armado, sobre a estaca. Em seguida, é encaixado algumas peças de concreto (cunhas) cravadas energicamente, como calço.
Após o calçamento, o local onde estava instalado o macaco hidráulico é preenchido com concreto.
Vale ressaltar que, a utilização da viga pré fabricada de concreto ou cunha varia de acordo com o espaço que ainda precisa ser preenchido. Ou seja, se o espaço que falta para fazer o contato entre a estaca e a Viga Baldrame for pequeno, utilizamos a cunha,caso contrário, é possível colocar a tal Viga pré fabricada.
Essa conexão é feita com o objetivo de distribuir a carga da estrutura de maneira uniforme até a estaca. Caso não fosse realizada essa etapa, toda a carga seria concentrada apenas no ponto de pequeno contato da estaca, e assim, aumentando a pressão e prejudicando a estrutura.
Os elementos de concreto utilizados podem variar, dependendo do Projeto ou do tamanho do espaço vazio (não necessariamente serão as peças citadas nesse tópico). O mais importante é que essa conexão deva existir, de modo a proporcionar uma distribuição uniforme da carga
Por fim, após realizado todos os processos citados anteriormente, retira-se o macaco hidráulico do local e realiza-se o fechamento da vala, com a compactação enérgica do solo, que foi retirado no momento da abertura da vala, e o acabamento da superfície
As vantagens de utilizar a ESTACA “MEGA” em edificações são:
• É possível realizar reforço da fundação em locais pequenos e de difícil acesso para pessoas e equipamentos.
• Sua execução apresenta baixas vibrações e ruídos, e com isso, reduz o risco de instabilidade nas fundações.
• Após a instalação da estaca, há o aumento instantâneo da segurança na obra que está sendo reforçada.
• Ausência de sujeira, já que não faz uso de água, consequentemente não forma lama, com isso, possibilitando na limpeza do ambiente durante a instalação.
• Como é utilizado para correção de patologias ou reforço da fundação, é possível realizar essas tarefas sem a necessidade de fazer demolições.
• Uso de mão de obra qualificada para projetar e executar.